Abalo Sísmico
Um abalo sísmico (ou terremoto) é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.
Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjPQwPAaaEyk1oG4T5IKuDaF29kaCO6_mckwJxFPrLTarjbdxAA1Ng6mMiwz0MjgF7K9JlTv6h8SC2UCdldcGKY2WH44zPFQsSKMzmm7iC3HhATPADZQFH27AzHl4nQhX05YFz5xvGCwlE/s1600/terremoto50.jpg)
As regiões mais suscetíveis a abalos sísmicos são as regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centímetros a quilômetros.
![](http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Abalos/content_clip_image008.jpg)
Para medir a dimensão dos abalos sísmicos é utilizada uma escala. A mais usada é a do sismólogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores. Outra escala bastante utilizada é a Mercalli, que mede os terremotos pela extensão dos danos. Essa escala se divide em 12 categorias de acordo com sua intensidade.